PROJETO MÃOS NA TERRA

A idéia do projeto Mãos na Terra surgiu no ano de 2004, pela professora Vivian e foi aceito por mais duas educadoras: Raquel e Janaína.
No primeiro ano de execução, começou-se a cultivar uma horta, onde cada turma plantou e cultivou um tipo de hortaliça. A partir do segundo ano e até o presente momento, a entrega das sementes e / ou mudas é realizada pela Mãe Natureza (personagem criado para tratar de temas relacionados ao meio ambiente, através de visitas e contando histórias para os pequenos).
Vale ressaltar que as crianças não são expectadoras nem só observadoras deste processo. Literalmente colocam as mãos na terra. Desde o momento de afofar, misturar o adubo, semear ou fazer pequenas covas para as mudas.



No dia 18 de setembro de 2012, após a hora do conto, as crianças do CEIM Mãe Dolores receberam a visita da Mãe Natureza. Ao som de pássaros e bichinhos ela entrou e encantou a meninada. Conversou com a turma toda sobre os cuidados com a natureza e os cuidados que terão daqui pra frente no cultivo do jardim que farão com as mudas que trouxe de presente para os pequenos.






Cada turma teve seu representante para receber a muda das mãos da personagem. Após a entrega, ainda pela manhã, realizaram o plantio das mudas de plantas ornamentais no jardim organizado com pneus na entrada da creche e na Praça das Borboletas.








A partir de agora, as crianças terão a responsabilidade de cuidar diariamente das plantas, onde terão a oportunidade de regá-las, arrancar matinhos, observar o crescimento e flores.


2013:

No dia 26 de março a personagem Mãe Natureza realizou uma visita ao Centro de Educação, convidada pelas crianças através de cartinha para levar mudas e sementes para a realização do plantio.




A personagem trouxe as cartinhas escritas juntamente com as crianças e trouxe mudas de beldroega, abacate, acerola e alpiste para as turmas de Maternal III realizarem a experiência do boneco de alpiste.

Abaixo, a turma Melancia realizando o plantio do boneco de alpiste:






 Abaixo, a turma Abacaxi realizando o plantio do boneco de alpiste:




 No momento do plantio, Agnaldo e Francisco pegando uma minhoca.


A participação do Agnaldo (pai do Agnaldo da turma Abacaxi) foi muito importante. Ele preparou alguns canteiros e podou algumas plantas.