PROJETO TREM GOSTOSO

A idéia do projeto surgiu em 2004, com o nome “Comer, comer... é o melhor para poder crescer”. O objetivo da professora era preparar receitas mais saudáveis, feitas pelas crianças ou junto delas quando necessário.
As crianças usavam “gorros de chef” (confeccionados pela professora) e, elas no seu mundo de imaginação e fantasia se sentiam verdadeiros cozinheiros. As receitas eram preparadas na própria sala. Depois de preparadas, estas saboreavam o resultado do seu próprio trabalho.
No ano seguinte, 2005, o projeto teve seqüência, porém com o nome “Trem Gostoso”. Os objetivos foram ampliados, uma vez que, percebemos as inúmeras “possibilidades” a serem desenvolvidas dentro de um mesmo trabalho. Preocupou-se em despertar nas crianças o espírito científico e o senso crítico, realizando experimentações científicas, explorando e conhecendo as propriedades dos materiais utilizados (textura, cor, forma, consistência, temperatura, sabor, odor, etc.), vivenciando assim as funções dos órgãos sensoriais e possibilitando a construção da reversibilidade do pensamento. 
Alimentar passou a ter um novo significado para as crianças, que, dentre outros, começaram a comer alguns alimentos que antes nem experimentavam.
Para encerrar, é feito um livro das receitas testadas durante o ano, com ilustração e arte da capa feita pelas crianças, que presenteiam os pais na festa de encerramento do ano letivo.



Turma Maternal I - Papagaio experimentando o suco de limão com couve preparado no Trem Gostoso.


         Turma Lobo Guará preparando uma receita junina: Pipoca.

Abaixo, fotos das crianças montando a carinha divertida com pão de forma, milho verde, cenoura ralada, beterraba e tomate... Uma forma de incentivar o consumo de legumes e verduras de forma lúdica.