VII MOSTRA VIVA CULTURAL


Nessa 7ª edição da Mostra Viva, tivemos como foco a Cultura Rural. Cada turma desde o berçário até o 1º Período participou da confecção dos materiais expostos. A exposição teve como objetivo recriar um ambiente rural com bois, vacas, porcos, cachorros, galinhas, pintinhos, ninhos, patos e cavalos. E quando o visitante chegava ouvia os sons desses animais e sentia o cheiro de café sendo torrado na hora.

Mesmo diante de um bom número de pais e visitantes os pequenos não se intimidaram durante as apresentações. O que vimos foram 4 grandes momentos de espetáculo. As turmas Balaio e Panela de Ferro (2 anos) apresentaram o plantio e colheita, onde os pequenos mostraram todo o processo desde o preparo da terra, plantio de mudas, cuidados como regar as plantas e a colheita. As turmas Colher de Pau (3 anos) e Bica D’água (2 anos) realizaram outra atividade rural bem comum: a pescaria. Os meninos se encarregaram de pescar o peixe e as meninas representaram o preparo do peixe, fritando-o através do jogo simbólico num fogãozinho confeccionado de barro. As turmas Carro de Boi (2 anos) e Chapéu de Palha (3 anos) fizeram uma demonstração da ordenha e preparo do queijo. As crianças da turma Chapéu de Palha apresentaram como as vacas são tocadas do pasto para o curral: as meninas foram as vacas e os meninos montados nos cavalos de pau a conduziram até um curral reproduzido no cenário. A turma Carro de boi deu sequência fazendo uma demonstração da ordenha. Com uma vaca confeccionada com a turma os meninos faziam de conta que tiravam leite nas tetas de balão e as meninas demonstraram o processo de produção de queijos desde a mistura do leito com coalho, apertavam a massa em formas de queijo e mostraram o produto final aos espectadores. Finalizando o momento de apresentações, a turma Fogão a lenha (4 anos) apresentou uma paródia com rimas que traduziam homenagem às demais turmas.

Acreditamos que é preciso valorizar o homem do campo e sua cultura. E para isso os pequenos precisam crescer aprendendo a respeitar e valorizar a cultura rural que traz tantos benefícios para a nossa vida cotidiana: alimentos, carne e o tão consumido leite.

A mostra também contou com a exposição do trabalho com histórias com temas voltados para a Diversidade Racial (africana e indígena) no stand da Biblioteca Chapeuzinho Vermelho: Menina bonita do laço de fita e Os meninos que se tornaram estrelas.

E para encerrar o momento de exposição dos objetos e apresentações das crianças os visitantes puderam saborear o café com broa, a dupla tão presente nas mesas rurais. 

No dia 24 de novembro o Jornal Vale do Aço publicou um matéria no Carderno Vitrine sobre a VII Mostra Viva. Vale a pena conferir:

http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=94151