PROJETO CIDADANIA

            Desde pequenas, as crianças já manifestam suas preferências e são, também, capazes de escolher. O objetivo  do projeto Cidadania é oferecer às crianças momentos de escolha através de eleições para escolha do nome da turma, nome de espaços como: Biblioteca, Parque, Praça. É uma forma de dar sentido à escolha de nomes, sejam eles de turmas ou espaços.
            No início de todos os anos acontece a eleição para escolha do nome da turma. O tema é escolhido pelos professores e trabalhado durante o ano letivo.
            No berçário e maternal I são os pais que escolhem, porém nos maternais II e III a eleição é feita com as crianças. Os pais participam escolhendo duas opções que serão oferecidas às crianças de forma bem lúdica. Em alguns casos, utiliza-se objetos para representar os candidatos ou mesmo imagens.


As eleições iniciaram neste ano de 2012 no fim de fevereiro e terminaram no dia 19 de março. Nas turmas do Berçário, Maternal I e Maternal II B os pais escolheram o nome da turma. Na turma Maternal II A e Maternais III as crianças fizeram a escolha.

Na turma Maternal II A as opções escolhidas pelos pais e oferecidas às crianças foram: Coruja e Tartaruga.


No Maternal III A as opções oferecidas às crianças foram: Tartaruga e Tucano




As crianças votaram individualmente numa cabine de votação, marcando a opção escolhida após assistirem os vídeos dos animais candidatos.
Depositaram o voto na urna...

E participaram da contagem e apuração dos votos.


No Maternal III B as opções oferecidas às crianças foram: Sagüi e Lobo guará

No Maternal III C as opções oferecidas às crianças foram: Tamanduá e Lobo guará



 Crianças votando na cabine.




 Depositando o voto na urna.


 Cédula de eleição


Apuração dos votos.